Economia

Micro e Pequenas Empresas criaram 80% das vagas de emprego em 2023

De acordo com análise do Sebrae, das 1,48 milhão de novas oportunidades, 1.18 milhão foram geradas por pequenos negócios

7 FEV 2024 • POR Sarah Chaves, com informações do Sebrae • 10h52

As Micro E Pequenas Empresas (MPEs) representaram oito em cada dez novas vagas na economia brasileira, conforme análise do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

Das 1,48 milhão de novas oportunidades de trabalho surgidas no ano passado, 1,18 milhão foram geradas por pequenos negócios, correspondendo a impressionantes 80,1% do total. Esse número contrasta com as 209,99 mil vagas, ou 14,2%, provenientes de Médias E Grandes Empresas (MGE).

Em 2023, o segmento de serviços foi responsável pela abertura de 631 mil novas vagas. Além do setor de serviços, outras áreas como comércio e construção se destacaram entre as MPEs, não registrando saldo negativo ao longo do ano. Por outro lado, a indústria da transformação e o comércio foram os principais geradores de empregos entre as MGE.

Entre as atividades econômicas em ascensão estão os segmentos como restaurantes, construção e comércio varejista impulsionaram significativamente a criação de empregos em 2023, evidenciando a vitalidade das MPE na economia nacional.

No último mês do ano, o saldo entre admissões e demissões permaneceu negativo, com 430 mil vagas perdidas. Entretanto, houve uma redução no número de postos encerrados em comparação com o ano anterior.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.