Justiça

Sabatinas de Flávio Dino e Paulo Gonet já tem mais de 390 perguntas da população

As perguntas respondidas ao vivo ficarão marcadas na página do evento para que o trecho da audiência com a resposta possa ser acessado na página da CCJ

13 DEZ 2023 • POR Sarah Chaves, com informações da Agência Senado • 07h50
Flávio Dino e Paulo Gonet foram indicados para ministro do Supremo e para procurador-geral da República - Agência Senado

Flávio Dino será sabatinado nesta quarta-feira (13), às 9h (horário de Brasília) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal para ocupar o cargo indicado pelo presidente Lula, de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga aberta pela aposentadoria da ministra Rosa Weber.

Cidadãos podem fazer perguntas para o ministro da Justiça, Flávio Dino, da mesma forma, será possível mandar mensagens para Paulo Gonet, indicado para ocupar o cargo de procurador-geral da República, que será sabatinado na reunião da CCJ. Até as 11h30 de terça-feira (12), mais de 300 perguntas ou comentários destinados a Dino já haviam sido postadas no portal.

Para Gonet, as perguntas e comentários já passam de 90. Um dos participantes quer saber do indicado à PGR como ele acha que deve ser a atuação do Ministério Público quanto aos temas meio ambiente e corrupção

Os interessados também podem enviar perguntas pelo telefone da ouvidoria do Senado (0800 061 2211). Como em outras ocasiões, mensagens de cidadãos podem ser lidas ao vivo e respondidas pelo sabatinado.

Desde 2015, as sabatinas feitas no Senado estão abertas à participação popular. Em 2017, a sabatina do ministro Alexandre Moraes quebrou recorde de mensagens: o portal recebeu cerca de 1,4 mil perguntas e comentários. Nos últimos anos, audiências, como a que discutiu o ensino domiciliar na semana passada, recebem mais de mil interações.      

Para enviar as mensagens, basta criar uma conta no portal e-Cidadania ou se cadastrar com login do Google. Não há limite de envio de perguntas. As perguntas respondidas ao vivo ficarão marcadas na página do evento para que o trecho da audiência com a resposta possa ser acessado na página da CCJ. As perguntas que não forem lidas durante a sabatina ficarão registradas no portal e-cidadania para eventual consulta pelos sabatinados.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.