Justiça

Conselho Nacional de Justiça investiga caso de juiz que usou IA em decisão

Inteligência Artificial citou jurisprudência falsa em texto criado

13 NOV 2023 • POR Pedro Molina • 17h23
Foto: rawpixel/Freepik

Com o advento das inteligências artificiais nos últimos anos, o uso dessa tecnologia se tornou cada vez mais constante, mas o uso dela por um juiz na publicação de uma sentença chamou a atenção do Conselho Nacional de Justiça.

Segundo informações do portal g1, o corregedor-nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, foi o responsável por abrir a investigação contra o juiz federal Jefferson Ferreira Rodrigues, após a publicação de uma sentença que continha trechos inteiros que foram formulados por um aplicativo de inteligência artificial, o ChatGPT.

Segundo o ministro, o aplicativo foi utilizado para pesquisar a jurisprudência que serviria de base ao entendimento do magistrado no caso em questão.

A situação chamou atenção por conta de certos trechos da sentença, que continham informações falsas, citando informações inexistentes e incorretas. O aplicativo usou como base entendimentos do Superior Tribunal de Justiça que nem sequer existem.

O juiz tratou o caso como um erro corriqueiro e atribuiu a pesquisa a um servidor de seu gabinete, porém, o CNJ decidiu avocar a apuração e dar início à uma investigação própria.