Geral

TRE-MS absolve jovem suspeito de colar teclas de urna eletrônica nas Eleições em MS

À época, o rapaz confessou ter colado as teclas da urna, mas caso foi arquivado pela Justiça Eleitoral do Estado

30 JUN 2023 • POR Brenda Leitte • 18h21
Eleições 2022 - Antônio Augusto/TSE

Gabriel Scherer da Costa, de 22 anos, foi absolvido do processo em que era investigado por ter colado as teclas de uma urna eletrônica com cola instantânea e de alta resistência durante o primeiro turno das Eleições de 2022, em Campo Grande. A decisão do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) foi divulgada pela defesa do jovem, nesta sexta-feira (30).

Conforme as informações da decisão, não foi encontrado as impressões digitais do jovem na urna eletrônica. "Não foram encontrados fragmentos de impressão digital em condições técnicas de confronto e individualização”, detalhou o laudo pericial solicitado e apresentado na decisão do TRE-MS.

Ainda em relação as possíveis evidências do caso, as informações do celular do jovem apontaram que o jovem não planejava colar as urnas antes da infração.

Diante da decisão, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pugnou pelo arquivamento do processo.

"Vislumbra-se do conjunto probatório juntado aos autos, a ausência de justa causa para início de ação penal em desfavor do investigado, por parte do legitimado para o oferecimento da denúncia. Sem mais delongas, o arquivamento desse feito é medida que se impõe", finalizou a decisão. *Com informações do g1.

Relembre o caso

O eleitor Gabriel Scherer da Costa chegou a ser preso por colar as teclas de uma urna eletrônica com cola instantânea e de alta resistência na Capital, confessou o crime e afirmou à polícia ter feito a ação em protesto contra a polarização das eleições em 2022.

À época, o jovem assumiu ter colocado as urnas. "Ele assume ter feito e disse que naquele momento não pensou, mas depois ele caiu em si e, já em casa, viu que tinha feito uma coisa errada”, afirmou a defesa naquela ocasião.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android