Política

Carlão quer diálogo entre secretaria de saúde e São Julião

Titular da pasta na Capital Sandro Benites "não atende hospital" e presidente da Câmara assume questão

27 JUN 2023 • POR Gabrielly Gonzalez • 18h03
Vereador Carlão e secretário de saúde Sandro Benites

O Hospital São Julião está prestes a fechar o atendimento pelo SUS em Campo Grande. Isso porque falta o repasse financeiro que deveria vir por meio da Secretaria de Saúde da Capital.  Com isso, o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Carlos Borges, o Carlão, afirmou que a Casa de Leis vai tomar providências para resolver situação. 

Ele disse ao JD1 sobre a preocupação do vencimento do contrato do hospital com a prefeitura, além da falta de pagamento por serviços prestados desde janeiro deste ano. “Nós fomos procurados pelo diretor-presidente [do São Julião] e ficamos sabendo que a Sesau [Secretaria Municipal de Saúde] não procurou a instituição para renovar o contrato, que vence sexta-feira”, explicou. 

“Há uma dívida de quase R$ 1 milhão de serviços prestados desde janeiro e 30 leitos parados que a Secretaria mandou reformar e não está usando”, pontuou. “Do jeito que está não dá para ficar”, reafirmou Carlão. 

Ainda conforme o presidente da Casa de Leis, os vereadores mandaram um ofício ao secretário de Saúde, Sandro Benites, e esperam uma resposta até quinta-feira, caso contrário, será criada uma Comissão para investigar a saúde municipal e o por que do “descaso”. 
“Tem paciente aguardando na fila e têm 30 leitos que já  foram  equipados. Vamos tomar providências, vamos intermediar. Queremos uma resposta. O São Julião pode fechar as portas para o SUS”.

Outra voz que se levantou em favor do hospital foi o vereador Marcos Tabosa, que cobrou o pagamento da dívida com o estabelecimento.

O JD1 Notícias entrou em contato com o secretário Sandro Benites, mas até a publicação desta matéria não houve resposta. O espaço segue aberto para manisfestação.