Geral

Sons foram detectados durante buscas por submarino desaparecido

As autoridades dos EUA dizem que os ruídos foram ouvidos em intervalos de meia hora por cerca de quatro horas na terça-feira

21 JUN 2023 • POR Yara Deckner • 14h41
Reprodução

Ruídos foram captados na busca pelo submarino desaparecido no oceano e deram esperança de que os cinco homens a bordo estejam vivos. Os sons foram registrados por boias de sonar em meio à operação de resgate que corre contra o tempo para encontrar o Titan no meio do Oceano Atlântico. As autoridades dos EUA dizem que os ruídos foram ouvidos em intervalos de meia hora por cerca de quatro horas na terça-feira, de acordo com relatos de vários meios de comunicação.

O submarino, chamado de submersível por especialistas, foi dado como desaparecido três dias atrás, durante uma viagem até o naufrágio do Titanic. As operações subaquáticas foram realocadas para investigar os ruídos, disse a Guarda Costeira dos EUA, mas até agora não encontraram nada. E com o suprimento de oxigênio previsto para acabar por volta das 6 da manhã (no horário de Brasília) na quinta-feira, as próximas horas são críticas.

Especialistas em águas profundas que falaram com a BBC dizem que é difícil determinar o que esses ruídos podem ser sem ver os dados, e o contra-almirante John Mauger - que está liderando as buscas - também confirmou que a origem deles é desconhecida. Mas é possível que sejam ruídos curtos, agudos e de frequência relativamente alta, feitos de dentro do submarino.

Frank Owen, do Submarine Institute of Australia, diz estar confiante - com base nas informações disponíveis - de que os sons estão vindo de dentro da embarcação.

"Se houve um intervalo de 30 minutos, é muito improvável que seja algo além de humano", disse ele à BBC.