Justiça

TSE marca pra esta quinta-feira processo que pode tornar Bolsonaro inelegível

Ação judicial de investigação eleitoral foi movida por denúncia do PDT e se refere a reunião com embaixadores e equipes diplomáticas onde foram feitos ataques às urnas eletrônicas

19 JUN 2023 • POR Pedro Molina • 18h31
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - Fernando Frazão/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reservou um total de três sessões para o julgamento de uma ação judicial de investigação eleitoral (Aije) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), onde o PDT solicita que ele seja declarado inelegível.

A ação em questão trata de uma reunião entre Bolsonaro e diversos embaixadores e equipes diplomáticas no ano passado, onde o então presidente fez várias acusações sem provas contra as urnas eletrônicas.

O PDT alega que houve abuso de poder político e econômico por parte de Bolsonaro ao promover o encontro e atacar o sistema eleitoral brasileiro com uma série de boatos que já foram desmentidos pela Justiça Eleitoral.

O julgamento deve começar na próxima quinta-feira (22). A primeira sessão deve ser tomada pela leitura desse relatório e as sustentações orais das partes e do Ministério Público Eleitoral (MPE).

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.