Economia

De dezembro para janeiro, varejo teve maior alta dos últimos 23 anos

Dados foram divulgados nesta quarta-feira, pelo IBGE

13 ABR 2023 • POR Karine Alencar • 13h38
Foto: Arquivo/ JD1 Notícias

Black Friday, Copa do Mundo e Natal, movimentaram e muito o comércio em Campo Grande, assim como em todo o País. De dezembro para janeiro, o setor varejista teve a maior alta dos últimos 23 anos.

De um mês ao outro o aumento ficou em 3,8%. Em relação a janeiro de 2022, o aumento foi de 2,6%, o sexto positivo consecutivo neste tipo de comparação. No indicador acumulado nos últimos 12 meses, a alta foi de 1,3%.

Os dados são da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), divulgada nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a primeira divulgação da nova série da pesquisa, que passou por atualizações na seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e das atividades, além de alterações metodológicas, para retratar mudanças econômicas da sociedade.

O aumento apresentado em janeiro também é o maior para qualquer mês desde julho de 2021, quando houve alta de 3,9%. Segundo o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, cada mês tem sua especificidade no setor, mas ele destacou que desde setembro (1,1%) o volume de vendas no varejo não registrava alta.

“É um resultado importante, porque o comércio vinha de resultados negativos ou estabilidade”, afirmou, em nota.