Cidade

Praticidade leva motoristas a ter CNH Digital duas horas após renovação em MS

Detran pretende modernizar serviços, oferecer ferramentas práticas e evitar burocracia

2 ABR 2023 • POR Luiz Vinicius • 09h45
Avanços tecnológicos permitem motoristas a ter comodidade com CNH Digital - Rachid Waqued/Portal do MS

Os motoristas estão tendo praticidade após renovar suas habilitações em Mato Grosso do Sul. Tudo isso porque ao passar pelo exame médico, as pessoas aguardam apenas duas horas para poder acessar a Carteira Digital de Trânsito e a celeridade é reflexo dos avanços tecnológicos existentes no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito).

A pretensão é modernizar os serviços, oferecer ferramentas práticas e seguras e evitar cada vez mais a burocracia para os condutores.

"Não basta que nossos serviços sejam modernos, o mais importante é que eles sejam de fácil acesso. Temos hoje 95% dos nossos serviços nos meios digitais. Nós temos em MS a primeira Agência Digital do País. Mas nossos avanços não param por aí, pois é uma determinação do governador Eduardo Riedel, que a gente continue atuando por um Detran mais eficiente e mais próximo do cidadão" disse o diretor-presidente Rudel Trindade.

O processo para renovação começa com a abertura do serviço diretamente no Portal de Serviços (https://www.meudetran.ms.gov.br/) com a escolha de renovação normal ou se é uma renovação para exercer atividade remunerada (EAR), seguida da emissão e recolhimento de guia, e agendamento dos exames, psicológico (quando o condutor exerce atividade remunerada) e médico. Condutores habilitados nas categorias C, D e E precisam passar pelo Exame Toxicológico.

Na Capital, dependendo da agência escolhida, é possível conseguir vaga para o mesmo dia. No dia e hora marcada é importante que o cidadão compareça com 30 minutos de antecedência para captura de imagem, e já tenha em mãos o questionário médico preenchido e assinado.

A CNH física é impressa em até 48 horas, sendo que o prazo de entrega pelos Correios, no endereço do condutor, é de 3 a 5 dias úteis. Para isso, é importante que o condutor mantenha seus dados pessoais como endereço, celular e e-mail atualizados no site do Detran. Sendo o endereço de e-mail fundamental para baixar a CDT (Carteira Digital de Trânsito).

Mesmo com a facilidade para renovar a CNH, Mato Grosso do Sul possui atualmente 285.081 documentos vencidos. Vale ressaltar que a condução de veículo com CNH vencida há mais de 30 dias, configura infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.