Justiça

Lewandowski antecipa para abril sua aposentadoria do STF

Ministros do Supremo se aposentam compulsoriamente ao completarem 75 anos, que no caso do magistrado seria em 11 de maio

30 MAR 2023 • POR Pedro Molina • 19h14
Ministro do STF Ricardo Lewandowski - Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski anunciou, nesta quinta-feira (30), que irá antecipar para 11 de abril a sua aposentadoria, que aconteceria somente em maio deste ano.

A informação foi confirmada pelo magistrado na noite de hoje após sua última sessão na Corte. Ele também afirmou que não conversou com o presidente Lula (PT) sobre um sucessor, mas destacou que o indicado deve ser “corajoso”.

Segundo a legislação, Lewandowski se aposentaria compulsoriamente do STF no dia 11 de maio, quando completaria 75 anos, no entanto, ele decidiu antecipar o pedido e levou o ofício até a presidente do Supremo, ministra Rosa Weber.

Segundo o ministro, a decisão ocorre por “compromissos acadêmicos e profissionais”, mas afirma que deixará o cargo com “a sensação de que cumpriu função”.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.