Interior

Polícia controla e motim em presídio de Cassilândia é encerrado

Agepen ainda informou que mais de 100 detentos foram transferidos da unidade

23 MAR 2023 • POR Vinicius Costa • 06h50
Foto: Cassilândia Urgente

O motim de presos no Estabelecimento Penal de Cassilândia, a 412 quilômetros de Campo Grande, foi encerrado durante a noite de quarta-feira (22), após uma ação da Polícia Penal. A 'rebelião' começou após desavenças entre internos.

Pelo menos 107 presos foram transferidos da unidade, mas não informado se eles estavam participando do motim.

Durante a tarde de ontem, foi informado pela Rádio Patriarca, que cerca de 30 a 40 presos haviam iniciado a queima de colchões, sendo a fumaça vista de lugares mais distantes e tentado tomar o pátio.

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) afirmou, por meio de nota, que a situação havia sido controlada por volta das 20 horas, e a intervenção foi feita por policiais da COPE (Comando de Operações Penitenciária).

"A ação se deu de forma tranquila e sem intercorrências. Após a retomada da ordem da unidade foi realizada a conferência geral dos internos", destacou a nota.

Para controlar a ação dos internos, a Agepen explica que houve apoio da Polícia Civil e Militar, sob a coordenação da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública).

Considerado um fato isolado, a Agepen alega que o motim realizado durante a tarde não teve reflexo em outros presídios de Mato Grosso do Sul.

"A Agepen está fazendo os levantamentos dos danos ao patrimônio. Devido aos danos estruturais causados, a instituição providenciou a movimentação de presos para outras unidades, como medida de segurança e realização dos reparos necessários", finaliza.

Por fim, a agência ressalta que as visitas de familiares, que ocorreriam no domingo, estão suspensas.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.