Brasil

Veículos com doações às vítimas do deslizamento em SP são saqueados

O governador do estado afirma que colocou o Batalhão de Choque para controlar a situação e evitar novos roubos

22 FEV 2023 • POR Sarah Chaves, com informações da CNN • 10h52
 Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo - REUTERS/Adriano Machado

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, informou que em meio ao envio de ajuda para as vítimas de deslizamentos de terra causado pelos temporais no Litoral Norte do estado, criminosos têm saqueado veículos que chegam com doações.

O temporal do fim de semana que devastou o Litoral Norte atingiu, principalmente, as cidades de São Sebastião e Ubatuba.  Até o momento, a Defesa Civil já informou 48 mortes (sendo 47 em São Sebastião e uma em Ubatuba) e há o registro de pelo menos 57 desaparecidos. 

Segundo Tarcísio, ainda não há informações mais detalhadas sobre quais áreas estão sendo saqueadas ou quem são os saqueadores. Tarcísio afirma, no entanto, que colocou o batalhão de choque para controlar a situação e evitar novos roubos. 

"Estão saqueando caminhonetes com mantimentos doados. Coloquei o choque agora para acabar com isso", destacou. 

Ainda de acordo com o governador de São Paulo, moradores que haviam recorrido aos abrigos instalados na região optaram por voltar para suas casas, mesmo com o risco de novos desastres, por conta dos saques. "Algumas pessoas saíram para abrigos e tiveram casas saqueadas. Aí deixaram os abrigos e não querem sair. Algumas, simplesmente não querem sair", pontua Tarcísio. 

O governo do Estado já liberou cerca de R$ 7 milhões para as primeiras despesas dos munícipios com os desastres, mas o governador estima que mais verba será liberada em breve.