Saúde

CCZ faz ação contra raiva no Centro-Oeste após morcego infectado ser encontrado

O animal foi recolhido pelo órgão e encaminhado para exame laboratorial

17 FEV 2023 • POR Da redação, com informações da Assessoria • 09h55

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está realizando uma ação de bloqueio contra a Raiva no Bairro Jardim Centro-Oeste, após a confirmação da doença em um morcego encontrado na última semana caído na varanda de uma residência do bairro. O animal foi recolhido pelo órgão e encaminhado para exame laboratorial.

Esse é o primeiro caso de morcego positivo para Raiva registrado este ano na Capital. No ano passado, foram registrados dois casos. O último registro da doença em humanos foi em 1968 e em canino em 2011.

 médica veterinária do Serviço de Controle da Raiva e outras Zoonoses do CCZ, Maria Aparecida Conche Cunha, explica que o objetivo da ação é imunizar os cães e gatos deste perímetro e conscientizar a população sobre a importância da vacinação antirrábica.

“É fundamental que a população permita que seus animais sejam vacinados, porque somente assim será possível impedir o avanço da doença, inclusive para o ser humano. A vacinação serve como um bloqueio para que a doença não seja disseminada”, enfatiza.

Raiva - A raiva é uma doença fatal causada por um vírus que atinge todos os mamíferos, inclusive o homem e é transmitida através da saliva ou tecidos do sistema nervoso de um mamífero infectado para outro mamífero, geralmente essa transmissão acontece em decorrência de uma mordedura, arranhadura ou lambedura.