Geral

Prefeitura e professores acertam reajuste de 10,39%

Texto da proposta deve ser entregue a categoria nesta sexta-feira, que irá deliberar acordo em Assembleia

26 JAN 2023 • POR Sarah Chaves • 09h49
Reunião entre entidades foi realizada na Prefeitura de Campo Grande - Divulgação

Em uma situação que se arrasta desde novembro do ano passado, foi definido na quarta-feira (25), após reunião do Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), com a Comissão Mista que envolve o Legislativo e o Executivo que será cumprida a  Lei do Piso 20h e o pagamento dos 10,39% em diálogo com a prefeitura municipal.

Em dezembro de 2022, a prefeita Adiane Lopes, propôs pagar o reajuste de 10,39% pacelado em três vezes, e o valor chegaria ao percentual total somente em dezembro de 2023, no entanto, em Assembleia, a categoria recusou as condições.

Desta vez, a diretoria da ACP, ao ter acesso ao texto final da proposta a no dia 27 de janeiro, se reunirá para deliberar sobre a convocação de Assembleia Geral para apreciação da base. Também ficou definido que ainda no mês de fevereiro, a mesma Comissão Mista, irá retomar as discussões para debater o calendário de aplicação da Lei do Piso 2023/2024.

Ao JD1, o presidente da ACP, professor Gilvano Bronzoni frisou que o acordo fechado verbalmente com a Prefeitura, abrange a todos os professores, efetivos, convocados e aposentados “Esse era um ponto condicionante da proposta”.

Os termos do pagamento, se será parcelado e em quantas vezes, ainda devem ser definidos, mas categoria estipulou que a Lei do piso de 2023 e 2024 seja cumprida até maio.

“Esperamos atá amanhã, para poder pegar o texto da proposta por escrito e levar para a Assembleia que possivelmente será favorável”. Gilvano destacou que a relação com a prefeita Adriane foi de diálogo. “Voltamos para o ano letivo dia 16, criamos a Comissão envolvendo a Câmara de Vereadores também, e em nossa primeira reunião com a Prefeitura nós conseguimos entrar em acordo, é importante ainda retomar o diálogo para avançar na educação", concluiu.
 

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.