Saúde

Américas concentram maioria das mortes por Covid, diz OMS

Foram registradas cerca de 11,5 mil mortes em decorrência da doença na primeira semana do ano

11 JAN 2023 • POR Pedro Molina • 14h53
Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou nesta quarta-feira (11) que, somente na primeira semana de janeiro deste ano, a Organização Mundial da Saúde confirmou cerca de 11,5 mil mortes por Covid em todo o mundo, com maioria dos óbitos ocorrendo nas Américas.

Do total de mortes relatadas à OMS na primeira semana de 2023, 40% ocorreram nas Américas, 30% na Europa e 30% na região do Pacífico Ocidental.

 Tedros lembrou que, desde fevereiro de 2022, quando o mundo sofreu os primeiros impactos consideráveis com a variante Ômicron da Covid, o número de mortes semanais caiu aproximadamente 90%, porém, desde setembro, aproximadamente 10 mil a 14 mil pessoas morrem semanalmente pela doença.

“Continuamos a pedir a todos os países que se concentrem na vacinação total dos grupos de maior risco, especialmente os idosos. E continuamos a pedir a todas as pessoas que tomem as precauções apropriadas quando necessário para proteger a si e aos outros”, pediu Ghebreyesus.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.