Política

Soraya afirma que Bolsonaro pode ser ouvido na CPI dos Atos Antidemocráticos

Parlamentar protocolou o pedido da Comissão neste domingo, logo após invasão terrorista em Brasília

9 JAN 2023 • POR Pedro Molina • 16h41
Senadora Soraya Thronicke (União Brasil) - Foto: Reprodução

A senadora Soraya Thronicke (União-MS) disse nesta segunda-feira (9), durante entrevista ao programa Meio-Dia em Brasília, que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos poderá convocar o ex-presidente Bolsonaro (PL) para prestar esclarecimentos.

A CPI, que foi protocolada pela sul-mato-grossense no último domingo (8) após atos terroristas que resultaram na invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília, já obteve assinaturas suficientes e, segundo a parlamentar, se espera que haja leitura do documento ainda nesta terça-feira (10).

No documento, Soraya diz que os atos foram realizados por manifestantes "inconformados com o resultado do processo eleitoral, o que viola, frontalmente, o Estado Democrático de Direito e as instituições públicas".

O senador Renan Calheiros (MDB) também protocolou um pedido semelhante ao da senadora no mesmo dia.

Com a quantidade mínima de assinaturas atingidas, cabe ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidir se a CPI será ou não instaurada, pois existe a possibilidade que o recolhimento de assinaturas seja refeito, já que os parlamentares eleitos nas eleições de 2022 assumem seus mandatos em fevereiro.  

Confira a lista de parlamentares que assinaram o requerimento:

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.