Geral

Bares e restaurantes tem fim de ano em alta

Copa e confraternizações movimentam setor; "Comércio está fantástico", diz secretário

21 DEZ 2022 • POR Sarah Chaves • 13h00
Bares e restaurantes tem alta no fim de ano - Foto: Divulgação/Internet

Dezembro veio para dar uma ‘guinada’ no setor de comércio, bares e restaurantes por todo o Brasil e em Campo Grande não foi diferente, conforme adiantou o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sidagro), Adelaido Vila.

De acordo com Adelaido que também preside a Câmara de Dirigente Lojistas de Campo Grande (CDL), a expectativa para o movimento desse final de ano é “fantástico” pois o controle sobre a pandemia é menor com o arrefecimento do contágio da Covid-19. “Apesar do alto índice de inflação e da política nacional ter gerado uma divisão, a gente vive uma expectativa de crescimento de 5% a 7% nas vendas de dezembro do varejo de Campo Grande comparado ao ano de 2019”.

Ainda conforme avaliação de Adelaido, se comparar as vendas com os anos pandêmicos, a diferença pode ser até 20% maior em 2022. O fomento também é para área de geração de empregos que de acordo com o secretário, falta mão de obra para ocupar as vagas disponíveis nesse fim de ano.

Já para os bares e restaurante a Copa foi essencial, apesar de não ter tanta influência no comércio já que nos dias de jogos houve menos circulação e consumo, para os setores alimentícios o crescimento foi de 20% comparado a arrecadação habitual.

Conforme a Abrasel informou ao JD1, a expectativa de crescimento para os setores de bares e restaurantes era de 30%, mas com a eliminação do Brasil da Copa do Mundo a perspectiva caiu 10%.

Volta das comemorações

Sem a pandemia, as festas, confraternizações e amigo ocultos voltaram, no mês em que 500 mil ativos campo-grandeses recebem o 13° movimento e presentes também aquecem o comércio, perspectiva também mencionada por  Adelaido. "O amigo oculto voltou, os encontros, vão movimentar muito mais na nossa economia, apesar do alto índice de inflação", ponderou.

Nas redes sociais "explodem" publicações com presentes de amigo secreto, entre canecas, roupas, livros e lembrancinhas, aos poucos a rotina de comemorações voltam a fazer parte da vida dos brasileiros.

JD1 no Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.