Política

Rui Costa confirma que governo Lula terá 37 ministérios

Informação foi dada após reunião com o presidente eleito, Gleisi Hoffmann e Aloizio Mercadante

17 DEZ 2022 • POR Pedro Molina • 18h07
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O novo ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou neste sábado (17), após reunião com o presidente eleito Lula (PT), a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, e Aloizio Mercadante, próximo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que o próximo governo terá 37 ministérios.

“Nós vamos buscar melhorar a representatividade, através dos ministérios, com o simbolismo onde diversos segmentos querem se ver representados no governo, e sem, com isso, implicar em aumento do gasto público”, afirmou.

Segundo o ministro, pastas serão desmembradas, mas explicou que, apesar da separação, novos cargos não serão criados, mantendo assim o mesmo nível de gastos atual.

Os ministérios da Pesca, Cidades e Esporte voltarão a existir, além da criação de pastas para os Povos Originários e Gestão. Outra pasta que será modificada é o atual Ministério da Infraestrutura, que será dividido em duas pastas: Transportes (rodovias e ferrovias) e Portos e Aeroportos.

Em comparação, o atual governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) está dividido em 23 ministérios no total.

Até o momento, Lula confirmou Fernando Haddad no Ministério da Fazenda, Rui Costa na Casa Civil, Flávio Dino na Justiça, José Múcio Monteiro na Defesa, Mauro Vieira na pasta de Relações Exteriores e Margareth Menezes em frente do Ministério da Cultura.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.