Geral

Aumenta consumo de energia

Energisa registrou consumo de 1.157 MW

17 DEZ 2022 • POR Da Redação • 15h03
Imagem Ilustrativa - Foto: Energisa

Com o calor intenso que tem registrado em Mato Grosso do Sul, consequentemente, o uso da energia elétrica aumenta nas residências. Conforme um acompanhamento energético da Energisa o maior pico de demanda é no período noturno, depois das 19h. 

O último recorde de carga registrado foi em fevereiro deste ano - 1.213 MW (Megawatt), superando em 26 MW a máxima histórica anterior, o que significa um aumento de 2,2%.

Este mês de dezembro o consumo quase bateu o recorde, chegando a 1.157 MW registrados depois das 23h. O presidente da concessionária, Marcelo Vinhaes, atribui o aumento pelo horário que boa parte da família já estão em seus lares, período noturno.

"O comportamento mudou, os picos de demanda neste ano está acontecendo a noite, quando as pessoas já estão em suas residências, utilizando ar-condicionado, então, todo os picos de demandas bateram depois das 19h, inclusive o maior do ano foi às 23h" pontua.

Os hábitos do consumo sul-mato-grossense continua sendo o principal alerta da concessionária para não atingir um novo pico do consumo de energia, por isso, preparamos dicas de consumo para você usar com consciência e economia: 

- Desligue os aparelhos eletrônicos ao invés de deixá-los em stand by, a economia chega a até 12% na conta de luz.
- Evite colocar o chuveiro na potência máxima
- Posicione a geladeira em um local ventilado e sempre que possível mantenha-a limpa.
- Mantenha os filtros dos aparelhos de ar-condicionado bem higienizados, pois ajuda na economia de energia.
- Não deixe os celulares carregando durante a noite e quando atingir o carregamento total, retire-o da tomada.
- Dê sempre preferência às lâmpadas LED. Elas consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais.