Turismo

Bonito é certificado como 1° destino de ecoturismo do mundo em carbono neutro

"A celebração desse ato é histórica para o turismo internacional", apontou o diretor da Green Initiatives

16 DEZ 2022 • POR Sarah Chaves, com informações da Fundtur • 10h10
Nascente Azul (Bonito-MS) - Flávio André

A Green Initiatives, uma das 30 empresas certificadoras reconhecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) entregou ao Prefeito de Bonito, o certificado de primeiro destino de ecoturismo do mundo em carbono neutro, durante cerimônia realizada na noite de ontem (15), no Sesc Bonito.

Reconhecida, a Green Initiatives é responsável pelos levantamentos de índices e do diagnóstico de toda a emissão de gás carbônico do município e pontualmente da atividade turística.

A conquista reflete o trabalho que vem sendo conduzido pelo trade e pelo poder público, segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling que esteve no evento representando o Governo do Estado. “A certificação é o resultado de todo esse comprometimento de Bonito como destino responsável e seguro, que controla sua capacidade de carga, protege o meio ambiente”, disse.


Wendling destacou também a meta do Governo do Estado de tornar Mato Grosso do Sul carbono neutro e de ter sido signatário da Declaração de Glasgow, juntamente com a Green Initiatives.“Agora Bonito passa por um próximo nível, de um compromisso ainda maior com as questões climáticas, entre outras ações, como a redução da produção de lixo, a substituição do plástico. A certificação realmente é importante e verdadeira, mas é um grande desafio”, completou.

Segundo o prefeito Josmail Rodrigues,  em 2 de dezembro de 2021, o pouso do primeiro voo da linha Congonhas (SP) – Bonito (MS), realizado pela Gol Linhas Áreas, foi o marco deste processo, como a sendo a primeira rota em Mato Grosso do Sul e a segunda no país com a certificação de neutralização de emissão de carbono. “Estamos todos de parabéns, vamos propagar essa conquista”, frisou.
 

Ao entregar a certificação, o diretor da Green Initiatives, Frederico Viglatil realçou a expertise dos gestores e técnicos locais no cumprimento das metas estabelecida para validar o processo. A celebração desse ato, segundo ele, “é histórica para o turismo internacional, conectando Bonito com um dos temas mais relevantes da humanidade hoje, a questão climática, para evitarmos catástrofes”, apontou.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.