Número de divórcios tem queda após fim do isolamento social
Separações foram de 76.671 em 2021 para 68.703 neste ano
15 DEZ 2022 • POR Pedro Molina • 14h41Segundo dados da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), divulgados nesta quinta-feira (15), o número de divórcios em cartórios de notas caiu 10,4% no Brasil em 11 meses de 2022 se comparado com o mesmo período do ano passado.
Em números absolutos, os divórcios caíram de 76.671 em 2021 para 68.703 neste ano, com a alta registrada no ano passado coincidindo justamente com o auge da pandemia de Covid no Brasil, o que resultou na adoção de medidas de isolamento social.
A base de dado utilizada, administrada pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB), reúne os dados de 8.354 Cartórios de Notas do país.
“Os divórcios em Cartórios de Notas vinham crescendo ano a ano, mas registraram uma explosão por dois motivos: o isolamento social que certamente contribuiu para que relacionamentos que não estavam tão bem fossem terminados, e o lançamento da plataforma e-Notariado, que permitiu a prática de diversos atos notariais em meio eletrônico, inclusive a escritura de divórcio, sem a necessidade de estar lado a lado com o ex-companheiro, de forma fácil, rápida e totalmente digital”, explicou a presidente do CNB, Giselle Oliveira de Barros.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.