Internacional

Ucrânia diz que cidade retomada de russos tinha "câmara de tortura de crianças"

Moradores disseram que crianças tinha acesso à água e comida negado pelos invasores

14 DEZ 2022 • POR Pedro Molina • 15h22
Foto: Anatolii Stepanov/AFP

O comissário para os Direitos Humanos do Parlamento da Ucrânia, Dmytro Lubinets, anunciou nesta quarta-feira (14) que foram encontradas “câmaras de tortura para crianças” na cidade de Kherson, que permaneceu sob ocupação russa entre o fim de fevereiro e o início de novembro.

“Nós registramos a tortura de crianças pela primeira vez. Achei que o fundo do poço não poderia ser maior depois de Bucha, Irpin... mas nós realmente chegamos ao fundo em Kherson”, disse o comissário em entrevista ao portal “Kyiv Independent”, citando duas cidades que tiveram execução em massa de civis.

Lubinets disse que, segundo relato de moradores da região, as crianças e adolescentes eram submetidos à violência psicológica, com os russos afirmando que eles haviam sido abandonados pelos seus pais, além de privar os jovens de acesso a comida e água.

Um dos exemplos dados pelo político foi o de um menino de 14 anos que teria sido preso e torturado após tirar uma foto dos equipamentos militares russos que haviam sido destruídos.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.