Internacional

Castillo chama Boluarte de "usurpadora" e diz que não reconhece impeachment

Ex-presidente do Peru não reconheceu impeachment e criticou atual mandatária, que era sua vice

12 DEZ 2022 • POR Pedro Molina • 19h11
Foto: Javier Torres/AFP via Getty Images

O presidente deposto do Peru, Pedro Castillo, publicou em seu Twitter uma carta aberta onde ele diz não reconhecer o seu impeachment, sofrido após ele tentar aplicar um golpe de estado no país, e classificou a atual presidente, Dina Boluarte, como “usurpadora”.

“Falo-vos para reiterar que sou incondicionalmente fiel ao mandato popular e constitucional que ostento como presidente, e não renunciarei nem abandonarei minhas altas e sagradas funções”, afirmou Castillo, sem reconhecer o processo de impeachment.

O ex-presidente peruano está preso desde quarta-feira (7/12), quando decretou, em TV aberta, estado de exceção, além da dissolução do Congresso do país, convocação de novas eleições e implantação de estado de emergência e toque de recolher.

Apesar do anúncio de fechamento do Congresso, os deputados votaram e aprovaram com mais de 100 votos um processo de impeachment em urgência. Sua vice, Dina Bolurte, assumiu o cargo de presidente do país logo em seguida.

Castillo foi detido e encaminhado para o mesmo presídio onde o ex-ditador Alberto Fujimori, que governou o país entre 1990 e 2000, está preso.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.