Polícia

PF indicia 'Sheik dos Bitcoins' e estima danos em mais de 1 bilhão

Empresário é apontado como o chefe de uma organização criminosa que agia dentro e fora do Brasil

12 DEZ 2022 • POR Pedro Molina • 15h50
Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) indiciou o empresário curitibano Francisley Valdevino da Silva, o ‘Sheik dos Bitcoins’, além de outras cinco pessoas, no inquérito que investiga fraudes bilionárias envolvendo esquemas com criptomoedas.

O ‘Sheik’ está preso desde 3 de novembro e é apontado como o chefe de uma organização criminosa que é suspeita de praticar crimes, de forma estruturada e com divisão de tarefas, dentro e fora do Brasil.

“Segundo divulgado pelos criminosos, os valores investidos seriam rentabilizados mediante atividades de trading com criptomoedas. A investigação logrou êxito em comprovar que nunca houve rentabilização dos recursos das vítimas. Tão logo os valores ingressavam nas contas e carteiras de criptoativos do grupo criminoso, deles imediatamente se apropriavam os indiciados, utilizando um pequeno percentual dos recursos para pagamento mensal das vítimas e gastando o restante conforme seus interesses particulares”, citou a PF.

Segundo os documentos recolhidos durante a investigação, estima-se que o prejuízo tenha chegado na casa dos quase R$ 584 milhões, podendo ter alcançado R$ 1,150 bilhão.

Francisley foi indiciado pelos crimes de constituição de organização criminosa, estelionato, obtenção de ganhos ilícitos em detrimento de número indeterminado de pessoas mediante processos fraudulentos, lavagem internacional de dinheiro e oferecimento de valores mobiliários sem registro prévio junto à autoridade competente.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.