Política

Lula e Alckmin são diplomados no TSE

Cerimônia ocorre após o fim de todos os demais processos eleitorais

12 DEZ 2022 • POR Pedro Molina • 14h41
Foto: Ricardo Stuckert

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice eleito, Geraldo Alckmin (PSB) foram diplomados na tarde desta segunda-feira (12), durante cerimônia no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em seu discurso de abertura, Lula agradeceu o trabalho dos ministros e ministras do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Felizmente, não faltou quem defendesse nesse momento tão grave a nossa democracia. (...) Além da sabedoria do povo brasileiro, quero destacar a coragem do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, que enfrentaram toda sorte de ofensas, ameaças e agressões para fazer valer a soberania do voto popular. Cumprimento a cada ministro e a cada ministra do STF e do TSE pela firmeza na defesa da democracia e da lisura do processo eleitoral nesses tempos tão difíceis. A história há de reconhecer sua coerência e a fidelidade à Constituição”, disse.

A diplomação é o último passo em relação às eleições deste ano, oficializa o resultado das urnas e reconhece Lula como o presidente eleito do país e Alckmin como seu vice, e é condição formal para que os dois tomem posse de seus respectivos cargos em 1º de janeiro.

De acordo com o TSE, "por meio da diplomação, a Justiça Eleitoral declara que o candidato eleito está apto para a posse, que, por sua vez, é o ato público pelo qual ele assume oficialmente o mandato". O prazo final para a diplomação é sempre 19 de dezembro do ano em que o presidente e o vice são eleitos.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.