Geral

Exportações minerais garantiram R$ 76,5 milhões em recursos para MS em 2022

Mato Grosso do Sul está em 7º na arrecadação nacional da Compensação Financeira da Exploração de Recursos Naturais

12 DEZ 2022 • POR Sarah Chaves, com informações da Assessoria • 11h24
Reinaldo Azambuja visita Mina de Urucum - Chico Ribeiro

Alguns dos maiores depósitos de manganês e minério de ferro do Brasil está concentrado nos grandes morros que  margeiam o município de Corumbá que também detém a 1° reserva de manganês do país, junto com Ladário.

Junto com o minério de ferro, extraídos há várias décadas esses produtos são responsáveis por boa parte das exportações do Estado.

Tanto que as riquezas minerais de Mato Grosso do Sul garantiram ao Estado e municípios o total de R$ 76.550.526,14 de janeiro a novembro de 2022, em Compensação Financeira da Exploração de Recursos Naturais (CFEM). A CFEM é um tipo de contraprestação paga pelo minerador à União, aos Estados, Distrito Federal e Municípios pelo aproveitamento econômico dos recursos minerais.

No ranking nacional, Mato Grosso do Sul está em 7º na arrecadação nacional da CFEM, posição alcançada em 2021, onde estávamos na 10º posição.

Uma das mais importantes em ferro e manganês é a Mina de Urucum foi visitada pelo governador Reinaldo Azambuja a convite da diretoria do grupo J&F Investimentos, que adquiriu as operações da Vale em Corumbá e Ladário.

O investimento do grupo que já tem operações de celulose e carnes no Estado vai gerar até 600 novos empregos na região. Em 2023 produzirá 500 mil toneladas de manganês por ano, e 2.000 milhões de toneladas de ferro de alto teor/ano.

 “Um ponto importante que a gente sempre gosta de destacar é que como a mineração às vezes está muito focada em Corumbá a população de Mato Grosso do Sul não percebe que nós também somos um estado minerador. Temos grandes reservas de minério, com destaque obviamente para questão do Ferro e Manganês. Então o Mato Grosso do Sul tem na sua base econômica também, toda atividade de mineração”, salientou o secretário.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.