Educação

Pela primeira vez, UEMS abre graduação de Pedagogia Intercultural

São 50 vagas para professores indígenas do povo Kaiowá e Guarani de Amambai e Caarapó

9 DEZ 2022 • POR Taynara Menezes • 09h45
Foto: Divulgação

Pela primeira vez, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) oferta graduação em Pedagogia Intercultural. São 50 vagas destinadas a professores indígenas do povo Kaiowá e Guarani da rede municipal de Amambai e Caarapó. 

O curso ocorrerá na Unidade Universitária de Amambai com ingresso no ano letivo de 2023. As inscrições para o Processo Seletivo estão abertas até às 23h59 do dia 13 de janeiro de 2023 (horário oficial de Mato Grosso do Sul) e podem ser realizadas exclusivamente pela Internet (clicando aqui).

O curso é um convênio com as prefeituras de Amambai e Caarapó e é um dos únicos no país na proposta dele, com o público-alvo de professores/as indígenas do povo Kaiowá e Guarani e que estejam vinculados/as à Rede Municipal de Educação dos dois municípios, como docente na Educação Infantil ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas escolas indígenas. 

As vagas serão distribuidas 25 para docentes da rede municipal de Amambai e 25 para docentes da rede municipal de Caarapó. 

As aulas ocorrerão em regime de alternância, ou seja, a carga horária será desenvolvida em parte na Unidade da UEMS em Amambai (com disciplinas concentradas) e outra parte nas aldeias em que os professores atuam profissionalmente (tempo comunidade).

O Processo Seletivo Curso de Pedagogia Intercultural UEMS 2023 constituirá de duas etapas: a) Primeira Etapa: notas do Histórico Escolar do Ensino Médio (60% da média geral do/a candidato/a); b) Segunda Etapa: análise e pontuação dos documentos comprobatórios conforme Anexo I deste Edital (40% da média geral do/a candidato/a).