Saúde

MS coordena ações para divulgar e capacitar profissionais para Saúde Única

Estado está "sendo pioneiro" no desenvolvimento de projetos para a integração da saúde

2 DEZ 2022 • POR Evelyn Thamaris e Sarah Chaves • 11h11
O Iº Simpósio de Saúde Única/One Health de MS é voltado aos profissionais de saúde e conta com importantes personalidades - Evelyn Thamaris

O Bioparque do Pantanal sedia nesta sexta-feira (2), o Iº Simpósio de Saúde Única/One Health de Mato Grosso do Sul que conta com a participação de secretários municipais de saúde de todo o Estado realizado pela Secretaria de Estado de Saúde com apoio do Conselho de Secretaria Municipais de Saúde de MS (COSEMS/MS).

Ao JD1 Notícias, a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), Karine Barbosa, ressaltou que as ações são intersetoriais. “Estamos tentando divulgar que a saúde humana é interdependente e está ligada com a animal e meio-ambiente. Mato Grosso do Sul está sendo pioneiro nesta noção de saúde única e contamos com todos os setores envolvidos”.

A secretária-adjunta da SES, Christine Maymone é quem comanda a bancada, contando com o secretário Eduardo Rocha e representantes de outras áreas de saúde. Serão nove palestras dividida em três ciclos, onde cada integrante da saúde ou autoridade do Estado faz a moderação.

A Saúde Única (One Health) é a visão integrada entre a saúde humana, animal e saúde ambiental e tem sido discutida por diversos cientistas mundo a fora, principalmente, após a pandemia da Covid-19. O desequilíbrio entre esses três eixos pode representar o surgimento de novos agentes infecciosos a partir da interação entre animais e seres humanos, levando à eventuais ocorrências de zoonoses.

Assim, a SES realiza o simpósio para abordar políticas, programas e projetos prevenção, além de mobilizar toda a sociedade para trabalhar este novo conceito de forma integrada e se preparar para possíveis ameaças de vírus.

Para o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, esse evento reforça que Mato Grosso do Sul está em consonância com o cenário internacional. “Isto mostra que nós estamos cuidando da saúde de toda a população e que estamos conectados com que os principais cientistas estão discutindo na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo. Na pandemia, nós sempre estivemos juntos da ciência, e com a realização deste evento, certamente os nossos secretários municipais, profissionais de saúde terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse assunto tão importante que é a Saúde Única”.

O Iº Simpósio de Saúde Única/One Health de Mato Grosso do Sul  nesta sexta-feira (2), é voltado aos profissionais de saúde e conta com importantes personalidades como o Dr. Julio Croda, pesquisador da Fiocruz, Luiz Alcântara, Dr. André de Abreu também ligado a Fiocruz, Dra. Juliana Calábria do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG; Dra. Juliana Galhardo, da UFMS; Dra. Aiesca Pellegrin, da Embrapa de Corumbá; Dra. Simone Simionatto, da UFGD; Dra. Maria Paula de Albuquerque da USP; Dra. Adolarata Aparecida Bianco Carvalho, membro do Conselho Nacional de Saúde e da Rede One Health Brasil e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, além do  secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto.