Geral

Eleitor tem até esta quinta para justificar ausência no 1º turno

Mais de 440 mil eleitores sul-mato-grossenses terão que justificar sua falta

29 NOV 2022 • POR Pedro Molina • 14h11
Foto: Antonio Augusto/secom/TSE/ Ilustrativa

Termina nesta quinta-feira (1º) o prazo para quem não votou no 1º turno das Eleições 2022 apresentar a justificativa do por que não compareceu às urnas. Para quem não votou no 2º turno, o prazo ainda é um pouco mais, se encerrando em 9 de janeiro do ano que vem.

Em Mato Grosso do Sul, 440.777 eleitores deixaram de exercer seu direito ao voto no 1º turno, com uma taxa de abstenção de 22.08%, considerada acima da média nacional, que foi e estabelecida em 20,79%.

Atualmente no Brasil, qualquer pessoa que já tenha ou vá completar 18 anos até a realização das eleições precisa obrigatoriamente votar. Apesar disso, ao atingir 70 anos, o voto vira facultativo.

Quem não justificar a ausência deverá pagar uma multa de, normalmente, R$ 3,51 por turno. Caso o eleitor não tenha prova de que votou, de que pagou a multa ou se justificou, o cidadão perde alguns direitos.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.