Internacional

Prisão e tortura: famílias de jogadores do Irã são ameaçados

Situação acontece horas antes da seleção entrar em campo contra os Estados Unidos

29 NOV 2022 • POR Vinicius Costa • 13h08
Visionhaus/Getty Images

Familiares de jogadores da seleção do Irã, presente na Copa do Mundo do Catar neste ano, estão sendo ameaçados de serem presos e passarem por episódios de tortura. O caso ganhou repercussão nesta terça-feira (29) e horas antes dos atletas enfrentarem os Estados Unidos na última rodada.

A informação foi publicada pelo canal televisivo CNN. As famílias dos atletas estão sofrendo ameaça, caso os mesmos “não se comportem” durante a partida decisiva diante dos norte-americanos.

As ameaças também estão proferidas por conta da atitude de alguns jogadores não cantarem o hino nacional antes das partidas contra a Inglaterra e contra País de Gales.

A atitude dos atletas foi uma demonstração de apoio aos protestos que ocorrem no país após uma garota ser morta pelas autoridades por não usar o hijab de maneira correta.

Segundo a denúncia, as famílias dos jogadores poderiam sofrer as consequências caso o gesto se repita antes da bola rolar no compromisso diante dos Estados Unidos. Ainda de acordo com a CNN, oficiais de segurança do Irã estão no Catar coletando informações dos jogadores.

O Irã entra em campo às 15h (horário de Mato Grosso do Sul) para enfrentar os Estados Unidos. Em caso de empate ou vitória, a seleção avança para as oitavas de final. Os iranianos estão na 2ª posição do grupo B, com 3 pontos somados.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.