Saúde

Cientistas encontraram vírus semelhante ao da Covid em morcegos na China

Pesquisadores alertam para a possibilidade do surgimento de novas doenças

25 NOV 2022 • POR Pedro Molina • 18h27
Foto: Reprodução

Cientistas chineses e australianos afirmaram que encontraram cinco vírus “provavelmente patogênicos para humanos ou gado” em morcegos a região sul da China, com um deles, o BtSY2, apresentando características semelhantes ao Sars-CoV-2, causador da Covid.

Os pesquisadores da Universidade Sun Yat-sen e do Instituto de Controle de Doenças Endêmicas de Yunnan, ambos na China, e da Universidade de Sydney, na Austrália, alertam no estudo, publicado em um artigo pré-print, sem revisão de pares, na plataforma bioRxiv, nesta sexta-feira (25), para a possibilidade do surgimento novas doenças zoonóticas, que são as transmitidas de animais para humanos.

“Identificamos cinco espécies virais que provavelmente são patogênicas para humanos ou animais, incluindo um novo coronavírus recombinante do tipo Sars que está intimamente relacionado ao Sars-CoV-2 e ao Sars-CoV”, explicaram os cientistas no artigo.

Para chegar a essa conclusão, a equipe coletou amostras de secreção de 149 morcegos de 15 espécies diferentes, que passaram por um processo onde o RNA foi extraído e sequenciado.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.