Geral

Máscaras em aeroportos e aviões são obrigatórias a partir de hoje

Medida foi aprovada pela Anvisa devido ao aumento de casos de covid-19

25 NOV 2022 • POR Vinicius Costa • 08h10
Obrigatoriedade foi decidida pela Anvisa - Roosevelt Cassio/Reuters

O uso das máscaras de proteção facial contra a covid-19 voltam a ser obrigatórios nos aeroportos e aviões em todo território nacional. A decisão partiu da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ainda terça-feira (22), após notarem uma grande crescente de casos da doença.

Anteriormente, a obrigatoriedade ficou em vigência por quase dois anos, mas quando derrubada, o cenário permitia que o uso compulsório fosse convertido em apenas uma recomendação para os viajantes. Mas agora a situação muda.

De acordo com a resolução aprovada pela Diretoria Colegiada da Anvisa, as máscaras devem ser utilizadas ajustadas ao rosto, cobrindo o nariz, queixo e boca, minimizando espaços que permitam a entrada ou saída do ar e de gotículas respiratórias.

Será permitido remover a máscara para hidratação e alimentação no interior das aeronaves, bem como nas praças de alimentação ou áreas destinadas exclusivamente à realização de refeições nos terminais e demais ambientes dos aeroportos.

Por fim, a norma aprovada prevê que, nos veículos de deslocamento para embarque ou desembarque em área remota, viajantes e motoristas mantenham o uso obrigatório e adequado das máscaras faciais.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.