Esportes

Campo Grande sedia etapa final do Circuito Nacional de Badminton

As disputas vão ocorrer até domingo (27), das 08h30 às 20h, com entrada gratuita para quem quiser acompanhar

23 NOV 2022 • POR Brenda Leitte, com Gov MS • 15h13
Foto: Cadu Lanne/CRE Três Lagoas

Pela primeira vez, a principal competição de badminton do país passará por Mato Grosso do Sul. Com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Campo Grande sedia a sexta e última etapa do Circuito Nacional de Badminton 2022. As disputas acontecem no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis (Guanandizão), a partir desta quarta-feira (23) e vão até domingo (27). As disputas ocorrem das 08h30 às 20h e a entrada é gratuita para quem quiser acompanhar.

A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e parceria da Federação Sul-Mato-Grossense de Badminton (FESBd). A vinda da etapa do Circuito Nacional de Badminton foi oficializada no dia 4 de agosto. O anúncio foi feito pelo governador Reinaldo Azambuja, após reunião com o presidente da CBBd, José Roberto Santini.

Em agosto, Reinaldo Azambuja oficializou a realização da competição na Capital - Foto: Lucas Mendonça

Segundo a CBBd, participam desta etapa 357 atletas, que representam 44 clubes, de 12 estados. Ao todo, o Guanandizão será palco de 550 jogos. As disputas serão divididas por categorias: sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-19 e adulto, nos gêneros feminino e masculino. Os jogos acontecem no formato simples (masculino e feminino) e em duplas (masculinas, femininas e mistas).

Mato Grosso do Sul tem a participação de 56 atletas na modalidade simples e 46 duplas nos gêneros masculino e feminino. A competição conta pontos para o ranking nacional da modalidade. Além disso, vale classificação para o Campeonato Sul-Americano Juvenil deste ano, que acontecerá em Lima, no Peru, entre os dias 9 e 17 de dezembro.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho, a competição coloca o estado no cenário nacional. “O badminton é uma das modalidades que mais cresceram em Mato Grosso do Sul nos últimos anos, especialmente com o treinamento esportivo oferecido nas escolas estaduais. É a oportunidade para colocar o estado em destaque na modalidade e permitir que nossos atletas participem de uma competição de alto nível”, destaca.

Atualmente, o badminton está presente em escolas da Rede Estadual de Ensino (REE), de 32 municípios. O treinamento esportivo é oferecido no contraturno das aulas, por meio do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc), desenvolvido pela Fundesporte junto à Secretaria de Estado de Educação (SED).

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.