Esportes

Catar bane venda de álcool nos estádios a dois dias da Copa do Mundo

Torcedores também estão proibidos de levar e consumir bebidas dentro dos jogos

18 NOV 2022 • POR Pedro Molina • 15h53
Foto: Divulgação/Fifa

A Fifa anunciou nesta sexta-feira (18) que os organizadores da Copa do Mundo do Catar decidiram proibir totalmente a venda de bebidas alcoólicas aos torcedores nos estádios do país. Venda só está autorizada certos locais já determinados.

"Depois de debates entre o país sede e a Fifa, foi feita a decisão de focar a venda de bebidas alcóolicas no Fan Festival, removendo os pontos de venda de cerveja de todo o perímetro dos estádios da Copa”, explicou o comunicado.

Uma fonte anônima da Fifa disse à Reuters que o argumento das autoridades para a proibição em cima da hora foi de que "para muitos torcedores, a presença do álcool não criaria uma experiência agradável".

"Um número maior de fãs está participando de todo o Oriente Médio e Sul da Ásia, onde o álcool não desempenha um papel tão importante na cultura", explicou.

Com isso, a venda e o consumo de pedidas alcoólicas está proibida em todo o perímetro do estádio, inclusive dentro dele, em qualquer momento. Além disso, os torcedores estão proibidos de levar bebidas alcóolicas ao estádio e ingeri-las em qualquer lugar não autorizado.

O consumo e a venda só serão autorizados em restaurantes, bares licenciados, hotéis, camarotes e áreas VIP selecionadas nos estádios e no Fan Festival, que é um espaço de confraternização montados pela Fifa nas cidades sede, mas somente depois das 18h30 no horário local.