Economia

TCU entrega relatório para o Gabinete de Transição

Isenções fiscais herdadas pelo governo de Lulas podem chegar a R$ 400 bilhões

16 NOV 2022 • POR Pedro Molina • 17h53
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O vice-presidente eleito Geral Alckmin anunciou que o Tribunal de Contas da União (TCU) entregou ao Gabinete de Transição, nesta quarta-feira (16), um relatório sobre os anos de governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, que aponta 29 áreas críticas no aspecto fiscal para o futuro governo.

O documento destaca as isenções fiscais, o orçamento secreto e o comparativo entre os desenhos dos programas sociais, além de apontar para deficiências nas cobranças de contestações tributárias, com as isenções fiscais que serão herdadas pelo novo governo podendo chegar a R$ 400 bilhões.

O presidente do TCU, Bruno Dantas, explica que foi identificado “risco de fraude, má gestão, abuso do poder econômico”, entre outros.

“O Tribunal do Contas da União recebeu uma solicitação, mas não recebemos não como um mero pedido, mas como uma tarefa que será feita ao longo dos anos, uma radiografia da máquina pública”, explicou.

O TCU ainda afirmou que irá propor uma avaliação entre o Auxílio Brasil e Bolsa Família para saber qual dos dois é mais eficiente no combate à pobreza extrema.