Saúde

Sesau diz que não existe "nenhuma deliberação" sobre uso obrigatório de máscara

Ministério da Saúde voltou a recomendar o uso do equipamento de segurança em ambientes fechados de todo o país

14 NOV 2022 • POR Pedro Molina • 16h56
Foto: Susana Vera/Reuters

Com o aumento de casos de Covid em todo o Brasil, o Ministério da Saúde voltou a recomendar o uso de máscara em ambientes fechados para todas as cidades do país, como forma de frear uma possível nova onda da doença.

A recomendação foi feita pela Secretaria de Vigilância em Saúde, ligada à pasta, que também recomendou pela "intensificação da vigilância genômica" no país, para monitorar a circulação de novas variantes do vírus causador da Covid no Brasil.

Apesar disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informou que até o momento não há nenhuma discussão sobre a possibilidade de o uso de máscaras voltar a ser obrigatório na Capital.

“Não há nenhuma deliberação neste momento sobre a obrigatoriedade, no entanto, nós continuamos recomendando o uso, sobretudo para pessoas com comorbidades e que possuam sintomas gripais”, explicou a secretaria em nota enviada ao JD1.

A Sesau ainda informou que nos próximos dias “devem ser intensificadas as discussões quanto a possibilidade de reiterar o uso em ambientes de saúde e de grande circulação de pessoas”, mas que não existe uma previsão para uma reunião com a secretaria e profissionais da saúde para discutirem a volta da obrigatoriedade do uso da máscara.

Apesar da alta em vários estados, dados da Secretaria de Vigilância em Saúde mostram que Mato Grosso do Sul, Acre, Tocantins e Piauí são os únicos que tiveram uma variação negativa de novos casos entre a primeira e a segunda semana de novembro.