Geral

Campo-grandense ocupa a cadeira 68 da Academia Nacional de Medicina

Otorrinolaringologista Jair Castro foi eleito em agosto e tomou posse na noite de ontem (11)

12 NOV 2022 • POR Brenda Assis • 11h41
Foto: Raoni Alves/g1

O campo-grandense e otorrinolaringologista Jair de Carvalho e Castro, de 65 anos, assumiu a cadeira de número 68, na secção de cirurgia da Academia Nacional de Medicina (ANM) nesta sexta-feira (11), na sede da instituição.

Formado em medicina pela Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda, no interior do estado do Rio de Janeiro. O médico é pós-graduado em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Escola Paulista de Medicina, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e tem mestrado em Otorrinolaringologia pela UFRJ.

Atualmente, o médico é professor do Departamento de Otorrino e Oftalmologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, além de seguir atendendo em sua clínica. Em seu discurso de agradecimento, ele disse estar 'realizando um sonho', além de afirmar que há mais de 30 anos um otorrino não era eleito para a Academia.

Ao JD1 Notícias, o médico disse o sentimento após a posse é de muita alegria. “A partir desse momento eu faço parte de um universo de médicos extremamente capacitados. É uma honra também ser o primeiro médico de Mato Grosso do Sul a entrar na academia”.

Ele lembrou ainda que em seu discurso procurou valorizar o estado, citando as belezas do Pantanal e do cerrado, usando ainda frases do poeta Manoel de Barros.

Jair de Carvalho foi eleito em agosto, junto com a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo e o epidemiologista e professor Roberto de Andrade Medronho.

Academia - A ANM é formada por membros votantes titulares e eméritos. Eles ocupam cem cadeiras, em três áreas ou secções: ciência básica, medicina cínica e cirurgia. Há ainda membros honorários nacionais, internacionais e correspondentes.