Saúde

Saúde alerta que mais de 69 milhões de brasileiros não tomaram reforço contra a Covid

Dados foram coletados do Programa Nacional de Imunizações

11 NOV 2022 • POR Pedro Molina • 19h34
Fotos: Chico Ribeiro

O Ministério da Saúde informou, com dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que mais de 69 milhões de brasileiros ainda não retornaram aos locais de vacinação para receber a primeira dose de reforço do imunizante contra a Covid.

A pasta recomenda que a primeira dose de reforço seja aplicada em quem tem mais de 12 anos de idade e tenha tomado a segunda dose ou dose única da vacina até quatro meses antes. Dados da pasta mostram que o reforço vacinal aumenta em mais de cinco vezes a proteção contra casos graves e óbitos causados pela doença.

Atualmente, os imunizantes da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen podem ser aplicados em pessoas com 18 anos ou mais, já para adolescentes entre 12 e 17 anos, se recomenda o uso da vacina Pfizer, mas em caso de falta do imunizante, a CoronaVac pode ser utilizada como reforço.

Para quem tomou dose única da Janssen, a recomendação é que sejam aplicadas três doses de reforço para quem tiver 40 anos ou mais e duas doses de reforço para quem tiver idade entre 18 a 39 anos.