Saúde

Paulo Corrêa alerta para o "Novembro Azul"

Deputado ressalta importância do exame

11 NOV 2022 • POR Pedro Molina • 17h53
Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), reforçou a necessidade de se “romper a barreira do preconceito” em relação ao exame de próstata durante o Novembro Azul.

“É preciso romper a barreira do preconceito, porque não tem nada mais importante que nossa saúde. A prevenção é sempre o melhor caminho. Saúde do homem é coisa séria”, comentou o deputado.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum em homens, ficando apenas atrás do câncer de pele, já tendo vitimado mais de 47 mil pessoas entre 2019 e 2021, segundo dados do Ministério da Saúde.

Apoiador do Grupo Onça Pintada (GOP), organização não governamental que atua na prevenção ao câncer de mama e de próstata há 22 anos em Mato Grosso do Sul e já atendeu mais de três mil homens em todo o Estado nos últimos três anos, explica que o preconceito pelo exame de próstata pode atrasar o diagnóstico da doença, colocando a vida da pessoa em risco.

“Tem muitos homens que ainda se recusam a fazer o exame de próstata por puro preconceito e acabam colocando a própria saúde em risco por falta de conhecimento sobre a doença que mata um homem a cada 38 minutos no Brasil”, alertou.

“Esse projeto, o GOP, é meu xodó. E ter a oportunidade de ajudar o próximo é muito gratificante. E eu reforço, homens, se cuidem, procurem o médico, façam os exames necessários, pense na vida e no tempo com as pessoas que amam. Preconceito não leva a gente a lugar nenhum. A prevenção é o melhor remédio”, completou.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.