Brasil

Queimadas tem alta de 80% em 2022, diz Monitor do Fogo

Cerrado concentrou, entre janeiro e novembro, 48% de toda a área queimada do país

11 NOV 2022 • POR Pedro Molina • 16h53
Foto: REUTERS

Um levantamento realizado pelo Monitor do Fogo, iniciativa do MapBiomas Fogo em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), mostram que a área atingida por incêndio florestais no Brasil teve um aumento de 80% entre os meses de janeiro e outubro deste ano em comparação com o mesmo período de 2021.

A floresta Amazônica foi a que mais sofreu com os incêndios, com um aumento de 111% nos registros, com cerca de dois milhões de hectares queimados em contraste com os 976 mil do ano passado. Somente neste ano, 2.426.597 de hectares de floresta foram queimados.

O levantamento ainda aponta que o Cerrado concentrou 48% de toda a área queimada no Brasil durante os 10 primeiros meses do ano, com um total de 7,4 milhões de hectares atingidos, um aumento de 17% em comparação com o mesmo período do ano passado.

A pesquisadora no Ipam e responsável pelo Monitor do Fogo, Vera Laísa Arruda, relata o perigo que essa quantidade de queimadas apresenta para o bioma, podendo até mesmo colocar em risco sua sobrevivência.

“Vale a pena destacar que o Cerrado é um bioma que tem metade do tamanho da Amazônia, ou seja, quando falamos que o Cerrado foi o que mais queimou no ano até agora, estamos falando de um impacto que tem dimensões para a sobrevivência desse ecossistema”, explicou.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.