Geral

De MS, morre o ator Roberto Guilherme, o Sargento Pincel

Natural de Ladário, ele entrou no mundo da atuação por acidente durante peça amadora escrita por ele

10 NOV 2022 • POR Pedro Molina • 15h41
Foto: Blenda Gomes / TV Globo

O ator Roberto Guilherme, marcado na memória do público pela sua atuação como Sargento Pincel em "Os Trapalhões", morreu aos 84 anos na tarde desta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro, após alguns anos batalhando contra um câncer. As informações são do g1.

O artista, que também emprestava sua voz para alguns personagens como dublador, estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio, e a informação da morte foi confirmada pela família do artista e também por Lilian Aragão, mulher de Renato Aragão.

Roberto estava na segunda fase da quimioterapia contra a doença. 

Trajetória de vida

Nascido em Ladário, a 425 quilômetros de Campo Grande, em 25 de maio de 1938, anterior a divisão do Estado, o ator foi batizado como Edward Guilherme Nunes da Silva, mas anos depois escolheu o nome artístico Roberto Guilherme como homenagem ao cantor Roberto Carlos.

Se mudou para o Rio de Janeiro com ainda 8 anos de idade, e aos 14 anos começou a jogar futebol profissionalmente no Vasco da Gama. Aos 18 se alistou no Exército, e apesar de estar no meio militar, não abandou a sua paixão pelo esporte, e chegou a disputar partidas pela Seleção Brasileira Militar de Futebol ao lado de Pelé, além de conquistar o campeonato sul-americano do esporte na categoria.

Ainda no exército, escreveu uma peça de teatro amador, e por acidente acabou entrando no meio da atuação após um ator faltar e ele resolver o substituir. Um produtor que estava vendo a peça se interessou pelo talento de Guilherme e acabou o convidando para trabalhar na TV Rio.

De lá, ele foi para a TV Excelsior, onde conheceu Renato Aragão, o Didi, com quem ele atuaria por décadas de sua vida.  Após anos em várias emissoras, o ator chegou a TV Globo, onde se concretizou na memória do público ao participar do retorno do "Os Trapalhões".

As informações sobre data, horário e local do sepultamento e enterro do ator não foram divulgadas pelos familiares.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.