Agricultor é multado em mais de R$ 20 mil por incêndio em fazenda
Ele também poderá responder por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização ambiental
7 NOV 2022 • POR Da redação • 19h11Nesta segunda-feira (7), policiais militares ambientais de São Gabriel do Oeste autuaram um infrator, de 47 anos, por incêndio. A equipe realizava fiscalização ambiental nas propriedades rurais do município na operação Prolepse de prevenção aos incêndios e percebeu a fumaça.
O proprietário rural havia realizado a limpeza de 22 hectares medidos com uso de GPS, em uma área para plantio de soja e tinha incendiado os restos de arbustos e galhadas, que estavam dispostos em amontoados (leiras).
O material queimado era proveniente de árvores isoladas e arbustos derrubados pelo autuado com autorização ambiental, porém, ele não possuía licença ambiental para o uso do fogo, pois a queima controlada está proibida em MS até 31 de dezembro de 2022.
O infrator, residente em São Gabriel do Oeste, foi autuado administrativamente e multado em R$ 22 mil pela infração ambiental cometida.
Ele também poderá responder por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização ambiental, com pena de um a seis meses de detenção.