Festival do Chamamé em Porto Murtinho terá artistas do Paraguai e Argentina
"Estamos vivenciando um momento histórico na cultura e na integração bioceânica", comemorou o prefeito Nelson Cintra
7 NOV 2022 • POR Sarah Chaves • 11h29A primeira edição do Festival Internacional do Chamamé em Porto Murtinho foi lançada nesse final de semana. O maior evento do gênero no Estado vai acontecer de 11 a 14 de novembro, com participação de artistas de Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina e uma extensa programação com música, dança, oficinas, seminário, gastronomia e artesanato.
O festival foi lançado com a entrega da revitalização do Cine Teatro Ney Machado Mesquita, um dos patrimônios da arquitetura local, e o anúncio de dois grandes eventos em dezembro: os festivais do Touro Candil e Vozes da Fronteira. O evento também encerrou a temporada da pesca esportiva, que atraiu milhares de turistas à região.
O Festival Internacional do Chamamé é uma realização da Prefeitura de Porto Murtinho, com apoio do Governo do Estado e da Fundação de Cultura de MS, tendo como parceiro o Instituto Cultural Chamamé MS e marca o desenvolvimento da cidade com a Rota Bioceânica. "Estamos vivenciando um momento histórico na cultura e na integração bioceânica, com o empenho e comprometimento do nosso governador Reinaldo Azambuja", comemorou o prefeito Nelson Cintra, ao lançar o Festival do Chamamé. "O governador está nos ajudando a fazer uma nova Porto Murtinho, é um grande estadista, só temos a agradecer ao Reinaldo."
Presente a cerimônia, o presidente do Instituto Cultural Chamamé MS, Orivaldo Mengual, ressaltou que uma das propostas do instituto é transformar Porto Murtinho na Capital Cultural da América do Sul por meio das raízes musicais da fronteira, acentuando o fato da cidade se tornar o portal da Rota Bioceânica. "Obrigado prefeito por fortalecer cada vez mais a cultura, preservado a nossa identidade musical".