Recenseadora é trancada dentro de chácara por conta de adesivo do PT em seu carro
Polícia Militar e um representante da coordenação estadual do IBGE foram acionados para poderem liberar a mulher
6 NOV 2022 • POR Pedro Molina • 16h53Uma recenseadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) denunciou que ficou retida contra a própria vontade em uma chácara, em Araçoiaba da Serra, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (4), após moradores notarem um adesivo do PT em seu carro pessoal enquanto ela fazia pesquisas para o Censo 2022.
Luana Araújo disse a TV TEM, afiliada Rede Globo, que estava na chácara coletando os dados para o IBGE quando uma moradora se negou a responder a pesquisa, e ao ver o adesivo do Lula no veículo particular da recenseadora, a prendeu dentro da propriedade rural por cerca de três horas.
"Ao explicar para ela que era um veículo particular, que não tinha a ver com a pesquisa, não tive a oportunidade de dar mais explicações e ela começou a me ameaçar. Fiquei em uma situação muito constrangedora e me senti muito ameaçada”, contou.
Em nota divulgada pelo IBGE, assim que a equipe foi informada da situação, um representante da coordenação estadual foi enviado ao local. A Polícia Militar também foi acionada para prestar apoio no caso.
A recenseadora disse que registrou um boletim de ocorrência no sábado (5) por cárcere privado e ameaça.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.