Geral

Marcos Cintra, vice de Soraya, tem Twitter suspenso após postar Fake News

Economista teria reproduzido fala usada em atos antidemocráticos para levantar questionamentos sobre a veracidade dos dados das urnas

6 NOV 2022 • POR Pedro Molina • 16h13
Foto: Pedro França/Agência Senado

O Twitter retirou do ar o perfil do professor Marcos Cintra (União Brasil-SP), candidato a vice-presidente de Soraya durante o primeiro turno das eleições para presidente, após ele reproduzir falas com Fake News sobre uma fraude nas eleições. A plataforma informou que atendeu a uma demanda judicial.

Cintra, que é economista e especialista em tributos e é ex-secretário da Receita Federal no governo de Jair Bolsonaro, afirmou que “verificou” por conta própria os supostos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e afirmou que não vê explicação para o atual presidente “ter zero votos em centenas de urnas”

No entanto, o economista não leva em conta as especificidades das microregiões em que estavam as urnas que colheram os votos, e mesmo com dados que mostrem que Lula recebeu apoio total em certos locais, como por exemplo de Quiterianópolis, no Ceará, onde recebeu 100% dos votos dos indígenas Tabajaras, o ex-secretário afirma que esses grupos “não explicam esses resultados, sob pena de admitir que comunidades foram manipuladas".

Logo após a publicação do professor, grupos bolsonaristas rapidamente começaram a reproduzir a informação como as de "pessoa pública, respeitada e famosa", que teria credibilidade por ser "professor e PhD em Harvard".

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.