Internacional

Professor brasileiro é eleito juiz da Corte Internacional de Justiça, em Haia

Leonardo Nemer Caldeira Brant ocupará o cargo até 2027

5 NOV 2022 • POR Pedro Molina • 15h11
Foto: ONU News/Divulgação

O professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais Leonardo Nemer Caldeira Brant foi eleito na última sexta-feira (4) para assumir uma cadeira vaga no cargo de juiz da Corte Internacional de Justiça, em Haia, e deverá permanecer no cargo até 2027.

 O brasileiro ocupará a cadeira vaga deixada pelo também juiz brasileiro Antônio Augusto Cançado Trindade, que faleceu em maio deste ano.

"Essa é uma eleição que indica o seguimento do grande legado deixado pelo professor Cançado Trindade, o qual eu, com a minha personalidade e com a minha consciência, evidentemente, procurarei seguir, como jurista junto à Corte Internacional de Justiça", disse Brant a agência de notícias da ONU.

Segundo a organização, o brasileiro recebeu um total de 121 votos favoráveis na Assembleia Geral e outros 13 no Conselho de Segurança. Para que um candidato vença, é necessário que ele ultrapasse 97 votos na Assembleia Geral e 8 no Conselho de Segurança.

"Uma vitória do Brasil, que envolveu o Itamaraty e a minha atuação igualmente. Tenho a certeza que farei todo o meu possível para honrar tanto o nome do Brasil quanto o direito internacional junto ao meu trabalho à Corte Internacional de Justiça", acrescentou.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.