Saúde

Banco de Leite Humano da Santa Casa é reinaugurado na próxima semana

Após mais de dois anos de reforma, banco de leite passará atender com espaço mais aconchegante as lactantes

4 NOV 2022 • POR Brenda Leitte • 14h29

Após mais de dois anos entre a liberação do projeto e a reforma, o Banco de Leite Humano (BLH) Irmã Maria José Machado, da Santa Casa de Campo Grande, será reinaugurado. A solenidade acontece na próxima segunda-feira (7), às 10h30. Diretores, funcionários, políticos e autoridades ligadas à área da saúde estarão presentes para o evento.

Inaugurado em outubro de 2004, na gestão do então presidente Dr. Arthur D’Ávila Filho, o banco de leite teve adequações em ambientes como sala de recepção, registro e triagem de doadoras, sala de paramentação com lavabo para doadoras, sala de coleta com sete poltronas, sala para nutrição, consultório médico, Depósito de Material de Limpeza, área de recepção de coleta externa, e sala de paramentação para a equipe.

Também foram renovados o sanitário de funcionários, a sala de processamento, a sala de higienização, o laboratório de controle de qualidade, a guarda de leite pasteurizado e a sala de porcionamento e distribuição do leite humano. Os valores pactuados para a execução da obra, conforme plataforma +Brasil, foram de R$ 250.000,00 pela União/Ministério da Saúde e R$ 190.000,00 de contrapartida do hospital.

“Não existe fórmula artificial que se assemelhe ao leite materno, então, investir no crescimento do Banco de Leite é investir no crescimento do país e no futuro de nosso povo, garantindo assim que nossas taxas de mortalidade neonatal continuem baixas”, afirma o presidente da Santa Casa, Heitor Rodrigues Freire.

Banco de Leite Humano Irmã Maria José Machado

Vale ressaltar que BLH dispõe atualmente de 50 doadoras ativas que ajudam a manter o estoque mensal, com um veículo exclusivo para a coleta. O foco é a qualidade e o compromisso com o atendimento de excelência.

Em outubro de 2022 foram realizados 1.006 atendimentos nas enfermarias do alojamento conjunto na Maternidade, local que abriga parte das lactantes e parturientes, sendo 496 na sala de extração e 189 nas visitas externas. Destes atendimentos o saldo positivo foi de 127 litros de leite materno coletados durante o mês, beneficiando assim 52 bebês prematuros.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.