Economia

Tem dívida? Mutirão para negociação começa hoje em todo país

Banco Central, Procon e outras instituições e órgãos promovem ação conjunta

1 NOV 2022 • POR Vinicius Costa • 08h50
Banco Central é um dos organizadores da ação - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Pessoas endividadas passam a ter novas oportunidades de limpar o nome e quitar pendências do passado com o começo do mutirão nacional, que inicia nesta terça-feira (1°) e prossegue até o final do mês de novembro. Além disso, há oportunidade orientação financeira neste ano.

Estão participando da ação o Banco Central, Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e todos os Procons do país. O mutirão oferece oportunidade de renegociação de dívidas com desconto e parcelamentos que caibam no bolso.

Podem participar do mutirão pessoas físicas com débitos em atraso com bancos e demais tipos de instituições financeiras, desde que a dívida não esteja atrelada a bens dados em garantia. As negociações podem ser pedidas por meio da plataforma Consumidor.gov.br  ou pelos canais diretos das instituições participantes, disponíveis na página do mutirão.

Neste ano, o mutirão alertará os cidadãos sobre o superendividamento e a possibilidade de pedir renegociação, conforme previsto na Lei 14.181/21 . Pela lei, os cidadãos superendividados têm direito a renegociar o valor global do débito, simultaneamente com todos os credores. 

No último mutirão, realizado em março, foram negociados 1,7 milhão de contratos em atraso durante 25 dias. De acordo com o BC, o endividamento das famílias com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) alcançou 52,9% da renda familiar disponível em agosto.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.