Tecnologia

Motoristas do Uber poderão gravar corridas

Arquivos serão criptografados pelo aplicativo e só serão acessíveis pela empresa e autoridades, caso solicitado

27 OUT 2022 • POR Pedro Molina • 15h43
Foto: Hannah Mckay/REUTERS

A Uber anunciou, nesta quinta-feira (27), que motoristas parceiros poderão gravar suas corridas usando a câmera de seus celulares. Os testes já começaram no Brasil, nas cidades de Santos, em São Paulo, e em João Pessoa, na Paraíba, além de outras três cidades dos Estados Unidos.

“A partir do feedback dos motoristas envolvidos nesse piloto serão definidos os passos seguintes", disse a empresa por meio de um comunicado.

O uso de câmeras para gravar o trajeto já é autorizado pela empresa, mas ela reconhece que a instalação pode ser complexa, e espera que com o novo modelo, essa tarefa de se gravar as viagens fique mais fácil e acessível aos motoristas.

A Uber informou que as gravações são criptografadas e o motorista não poderá acessá-las posteriormente, mas afirmou que, caso haja registro de incidente, a empresa poderá acessar o arquivo para análise.

Além disso, as imagens poderão ser repassadas para as autoridades caso seja feita solicitação. "No caso de investigações, as autoridades competentes também podem solicitar acesso a essas imagens para a Uber, na forma da lei", explicou.

Não existe uma previsão para o lançamento da ferramenta em outros municípios.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.