Justiça

Justiça derruba duas pesquisas

Levantamentos foram divulgados pelas TVs Morena e Record e mostravam Contar à frente

19 OUT 2022 • POR Gabrielly Gonzalez • 14h22

A justiça suspendeu a divulgação da pesquisa Serpes, contratada pela TV Morena, pois a empresa deixou de complementar a informação quanto ao número de eleitores pesquisada em cada setor censitário.

A pesquisa do Serpes, registrada em MS-02993/2022, falhou em registrar o número de pessoas que responderam ao questionário em cada área pesquisada.

Com isso, a pesquisa é considerada como não registrada e sua divulgação pode render uma multa de R$ 50.000,00 em caso de descumprimento. Sentença foi assinada pelo Desembargador Juiz Auxiliar Vladimir Abreu da Silva.

Segunda pesquisa impugnada -

A pesquisa encomendada pela Real Time Big Data também foi cancelada pelo mesmo motivo da IPEC, onde a informação quanto ao número de eleitores pesquisadas em cada setor censitário não foi adicionada.

A pesquisa foi registrada em MS-03328/2022. Assim como a anterior, a pesquisa é considerada como não registrada e sua divulgação pode render multa de R$ 10.000,00 em caso de descumprimento. Sentença foi assinada pelo Juiz Relator José Eduardo Cury. 

As duas pesquisas impugnadas mostravam o candidato do PRTB Capitão Contar à frente.